quinta-feira, 29 de setembro de 2011


Educação de surdos é tema de audiência pública nesta segunda-feira (26)


Foto: Sandro Nascimento/Alep
Deputado Professor Lemos (PT), propositor da audiência pública desta segunda-feira (26), no Plenarinho.
Deputado Professor Lemos (PT), propositor da audiência pública desta segunda-feira (26), no Plenarinho.
Escolas Bilíngues para Surdos no Plano Nacional de Educação (PNE) é o tema de uma audiência pública que ocorre nesta segunda-feira (26), a partir das 8h30, no Plenarinho da Assembleia Legislativa. Por proposição do deputado Professor Lemos (PT), o evento não visa apenas discutir a questão das escolas especiais para surdos, mas a implantação de escolas bilíngues, onde os professores trabalhem a linguagem de Libras como a nata e o Português como uma segunda língua. “A língua escrita em Português seria como língua instrutiva nas salas de aula. Assim, os ouvintes e os surdos poderiam aprender nas mesmas condições”, explicou Lemos.
O evento servirá também para o debate de propostas de emendas encaminhadas ao PNE; o acesso dos surdos às escolas regulares; a inclusão das Libras (a língua de sinais) como disciplina curricular; e a integração dos surdos nas escolas. Em recente evento na Assembleia, a professora Sueli Fernandes, representante da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis/PR), disse que a principal luta dos surdos é modificar as emendas do plano que prevêem o fim das escolas de surdos e a inserção obrigatória deles nas escolas regulares. O PNE está em tramitação no Congresso Nacional.
Censo – Dados da Feneis nacional revelam que o censo demográfico de 2000 registrou no país um total de 766.344 crianças e jovens surdos (com idade entre 0 e 24 anos). Destes, apenas 56.024 estavam matriculados (dados do Censo Escolar 2003).
Fonte: Assessoria de Imprensa (41) 3350-4188 / 4049
Jornalista: Thaís Faccio

Nenhum comentário:

Postar um comentário